NOTÍCIAS
Artigo A necessidade de pastoreio 13 de Junho de 2018
the_title();

“Então falou Moisés ao Senhor, dizendo: O Senhor, Deus dos espíritos de toda carne, ponha um homem sobre esta congregação, que saia diante deles, e que entre diante deles, e que os faça sair, e que os faça entrar; para que a congregação do Senhor não seja como ovelhas que não tem pastor. Então disse o Senhor a Moisés: Toma a Josué, filho de Num, homem em que há o Espírito, e impõe a tua mão sobre ele. E apresenta-o perante Eleazar, o sacerdote, e perante toda a congregação, e dá-lhe as tuas ordens na presença deles. E põe sobre ele da tua glória, para que lhe obedeça toda a congregação dos filhos de Israel.” Números 27:15-21

Como vemos nos versículos 15 a 17 do texto acima citado, o pastor é aquele que lidera o povo; assim como Josué, ele é o que sai e entra diante deles, e o que os faz entrar e sair. Para que isso se concretize, é necessário que o Pastor cumpra com algumas atribuições e esteja consciente daquilo para o qual Deus o chamou.

Primeiramente observamos que o pastor tem que liderar as ovelhas. Mas por que existe esta carência de liderança? Em Números 27:17,  Moisés clama a Deus “para que a congregação não seja como ovelhas que não têm pastor”. O povo de Israel precisava ainda ser conduzido a Canaã; e para isso necessitava de um homem capacitado a guiá-lo, que mostrasse o caminho que deveria seguir, para que não se dispersasse, mas permanecesse unido.

Também observamos quão importante é que este homem tenha voz para liderar o povo, e esta voz é a Palavra de Deus. A voz do pastor deve anunciar o conselho de Deus, e não propriamente uma liderança humana e carnal, centrada nos objetivos terrenos. A maior incumbência do pastor é conduzir o rebanho à plena vontade de Deus, revelada através das Escrituras.

Para que o pastor tenha sua voz conectada com a voz de Deus, ele necessita ser cheio do Espírito Santo. Assim com em Moisés estava o Espírito, Deus escolheu um homem que tinha esta mesma visão: “Toma a Josué Filho de Num, homem em que há o Espírito…”. Mesmo não sendo mais o tempo de Moisés liderar, Deus honrou sua visão como homem de Deus, chamando um servo, semelhante a ele.

O pastoreio é a maior necessidade do povo de Deus. Mais adiante, no livro de Hebreus, seu autor ressalta, no capítulo 4 versos 8 a 9, que o nosso descanso prometido não é para o agora (…porque se Josué lhes houvesse dado repouso, não falaria depois de outro dia, pois resta ainda um repouso para o povo de Deus). A congregação deve prosseguir, e necessita de pastoreio até o dia de Cristo!

Esta é a grande responsabilidade dos pastores: preparar o rebanho para o dia da volta do Senhor Jesus. Todo pastoreio sério vai além do visível, em termos de objetivo, pois não visa fazer com que as ovelhas se sintam bem nesta vida, mas conduzi-las ao Senhor e às riquezas da vida eterna. O pastor não pastoreia para este mundo, mas para a Eternidade!

Pr. Lúcio Mauro Silva Lima – Pastor das igrejas da MCE em Manaus e Presbítero da MCE Nacional

COMPARTILHE: