NOTÍCIAS
Artigo Ana, a mãe que orava 11 de Maio de 2018
the_title();

Ao olharmos para a Palavra de Deus, encontramos ensinamentos preciosos sobre como deve ser nossa conduta, seja qual for a situação. Como mães, podemos buscar tantos modelos de mulheres e histórias de vida que nos inspiram e descortinam a vontade de Deus para desempenharmos esse valioso e insubstituível papel na vida dos nossos filhos.

Ana, uma mulher de oração. Certamente Ana, a mãe do profeta Samuel, foi uma mulher trabalhada pelo Senhor em face ao grandioso propósito que Ele colocou sobre sua vida: gerar um filho que trouxe um novo tempo ao povo de Israel. Ana era uma mulher amada por seu marido, e o desejo do coração dela era corresponder a esse amor dando-lhe filhos. Mas o Senhor a tinha tornado estéril.

Ano após ano, Ana carregava essa dor, suportava a humilhação com lágrimas e aflição de espírito. A saída para a sua angústia foi buscar ao Senhor, derramar a sua alma diante do único que poderia trazer-lhe uma resposta. Até que em certo momento fez uma oração que moveu o coração de Deus. Essa oração carregava o propósito do Reino: ter um filho para o Senhor, dedicado a Ele.

Deus atendeu seu anelo, e Ana deu à luz a Samuel. Assim como prometera ao Senhor, quando o menino foi desmamado, levou-o ao templo, para que ali servisse a Deus por todos os dias de sua vida.

Ana é um exemplo de mãe que amou seu filho verdadeiramente, pois sabia que entregá-lo ao Senhor seria a melhor maneira de zelar por ele. Não se tratava de um amor egoísta, pois ela não hesitou em cumprir o voto que fizera com Deus. E Ana permaneceu cobrindo a vida de seu filho, mesmo que este não estivesse mais debaixo de seus cuidados diretos. Ela estava atenta, era prudente e zelosa, não deixava que a túnica de seu filho ficasse pequena, justa, inapropriada. Ela acompanhava o crescimento de seu filho e costurava túnicas para o menino, conforme ele crescia, em estatura e graça diante de Deus e dos que estavam à sua volta. E, desde muito jovem, Samuel já ministrava ao Senhor.

Tantas lições a vida e a postura de Ana nos trazem. Antes de ser a mãe de Samuel (e que propósito lindo!), Ana tinha um relacionamento íntimo com Deus. Desta maneira, podia entregar ao Senhor seu filho, pois conhecia nas mãos de quem ele estaria. Por isso o fez com alegria e confiança!

Ana desmamou Samuel para que fosse propriedade exclusiva do Senhor. Tantas vezes mantemos nossos filhos debaixo das nossas asas, tentando ser crentes por eles, não os levando a um relacionamento pessoal com Deus. Seja porque nossos filhos são “nossos” ou porque nós mesmas não confiamos em que somente o Senhor tem os melhores planos para a vida deles.

A Palavra de Deus nos fala no livro de Provérbios que devemos ensinar nossos filhos no caminho em que devem andar, ou seja, não basta falhar-lhes sobre o caminho, mas estar andando por ele. Nossa vida será o primeiro livro que eles lerão, como cartas vivas, e no caminho aprenderão a conhecer ao Senhor também com base em suas próprias experiências.

Ana jamais deixou de interceder por seu filho, acompanhava seu crescimento e sabia fazer a túnica certa para cada fase. Cada etapa da vida de nossos filhos requer cuidados específicos, uma ministração apropriada, uma disciplina, uma palavra mais profunda. Não podemos exigir que ajam sem ter o conhecimento de Deus e a maturidade para cada momento, tampouco podemos ser negligentes e achar que um dia, como em um passe de mágica, nossos filhos se tornarão cristãos maduros. A oração é a ferramenta mais poderosa que nós temos!

Que nós, mães, sejamos como Ana: mulheres de fé, abnegadas, rendidas, intercessoras. Que nesses dias possamos orar para gerar filhos para o Senhor, que vivam no centro da Sua vontade. Que possamos interceder por eles até que nossa oração chegue ao coração de Deus, e eles nasçam de novo, um nascimento do Espírito!

COMPARTILHE: