NOTÍCIAS
Artigo Chamados para o Amazonas 18 de Julho de 2018
the_title();

A obra missionária da Missão Cristã Elim no maior estado do Brasil

O maior estado federativo do Brasil em extensão territorial, o maior rio, a maior floresta… assim o Amazonas é conhecido. Porém grandes também são os desafios de implantar o Reino de Deus em lugares de difícil acesso, onde as estradas são rios, e muitas comunidades encontram-se isoladas e desassistidas às suas margens.

Nosso Eterno Deus, como Senhor da seara, tem movido missionários para estarem doando suas vidas e dedicando-se de várias formas ao povo amazonense. Aqui contamos um pouco da história de alguns deles.

Pastores Martin e Nilah Blas: O jovem argentino Martin Jesus Blas entrega sua vida ao Senhor aos 15 anos de idade; um pouco mais tarde, aos 20 anos, movido de uma profunda compaixão pelas almas perdidas, confessa um chamado para as terras distantes do Amazonas, chamado pelo qual está disposto a dar a própria vida.

Em 1982, já como pastor, começa a dar conferências no estado do Amazonas. Porém, ainda não tinha uma ajudadora que lhe fosse idônea. Apenas após casar-se com Nilah Mayer, brasileira e paranaense, ele pode concretizar o chamado, indo residir em Manaus, capital do Amazonas, pela primeira vez, no ano de 1990. Logo mais, em 1991, os frutos já eram colhidos, e foi inaugurada a Missão Cristã Elim no Amazonas, também a primeira do Brasil.

Em Manaus nasceu o filho do casal, Samuel Estefan Mayer Blas, e também juntou-se à família a filha Neila, no ano de 1994. Permaneceram em Manaus em dois períodos. O primeiro foi de 1990 a 1995. O segundo período, de 2004 a 2011.

Em 2008, a obra se expandiu no Amazonas e mais campos foram conquistados no interior, sendo realizadas várias viagens de barco com a igreja de Manaus, no intuito de ter comunhão e ministrar aos irmãos ribeirinhos.

Pastores Lúcio Porto e Maria Áurea Silva Lima: O casal de amazonenses Lúcio Porto e Maria Áurea, em 1989, de forma sobrenatural obtive recursos para a construção de uma escola na cidade de Manaus, o Colégio Amazonense Cristo Redentor. O desejo de ambos era que, além de ensinar a educação secular, a escola ensinasse princípios cristãos baseados na Palavra de Deus.

Após alguns anos, em 1993, puderam fundar uma obra missionária voltada ao interior do Amazonas, a Missão Cristo Redentor, que utilizava recursos da própria escola para implantar igrejas em zonas ribeirinhas e dar assistência a elas. Por meio de retiros e viagens de barco, a obra era consolidada. Com o falecimento do pastor Lúcio Porto, em 2001, a pastora Maria Áurea uniu-se à Missão Cristã Elim, dando continuidade ao chamado que ardia em seu coração.

Pastores Himperion Roque e Euzalina Alfaia de Souza: Vidas dedicadas a pregar o evangelho em área indígena, na região ribeirinha da cidade de Itacoatiara. Ele, responsável pela tribo local e agente de saúde da região. Ela, professora especializada em Pedagogia Indígena, pelo projeto Pirayawara, fornecendo educação ao povo indígena de forma intercultural e bilíngue.

Na Aldeia Lago do Cana, pastoreiam a única igreja ribeirinha da Missão Cristã Elim, onde os irmãos chegam para os cultos em suas canoas, numa localidade que sofre alagações com as cheias do rio e onde é comum encontrarem-se animais típicos da região, como onças cobras e jacarés.

Pastores Ananias e Iraneide de Almeida: Um paraense e uma maranhense que uniram-se em dedicação ao Amazonas, estado onde moram há mais de 30 anos. Abraçaram este árduo chamado de pregar a Palavra de Deus pelo interior, pastoreando por 22 anos em cidades como Nova Olinda do Norte, São Sebastião do Uatumã, Urucará e Silves, onde atualmente dirigem a Missão Cristã Elim desta localidade.

Pastores James e Soraia Alves da Silva: Também provenientes de outros estados, pastor James nascido no Acre e a esposa no Paraná, este casal conheceu-se na cidade de Manaus, no período de discipulado com o pastor Martin Blas. Casaram-se em 2011 e imediatamente seguiram para a cidade de Itacoatiara, segunda maior cidade do Estado do Amazonas, para pastorearem a igreja desta localidade. Há sete anos estão na liderança da MCE Itacoatiara, vivendo uma vida de fé e dependência do Senhor.

Pastores Lúcio Mauro e Caroline Silva Lima: O casal conheceu-se na cidade de Manaus e ali casou-se e constitui família. Assumiram a igreja de Manaus após a ida do pastores Martin e Nilah Blas à Maringá, em 2011. As igrejas da Missão Cristã Elim de Manaus buscam prestar assistência aos irmãos do interior, por meio de suas orações, também realizando viagens periódicas e enviando doações.

Durante o período de 2012 a 2015, foram realizadas cinco viagens missionárias, com a duração de cinco dias cada, para a obra ribeirinha, tendo como foco de prestar assistência médica, levar doações e ministrar crianças e adultos.

O barco Elim, com uma estrutura bastante confortável para uma viagem de grande porte, supriu a obra durante esses anos, cumprindo com seu papel. Porém, em 2018, foi adquirido um barco menor, que dá mais mobilidade aos irmãos para que possam chegar aos locais de difícil acesso em menor tempo.

Deus tem levantado seus servos, mas ainda há muito a conquistar e muitos campos a serem atingidos no Amazonas. Grande é a seara e poucos os trabalhadores! “Rogai, pois, ao Senhor da seara, que mande trabalhadores para a sua seara.” Mateus 9:38

Veja algumas fotos dos obreiros e do trabalho da MCE no Amazonas.

COMPARTILHE: