NOTÍCIAS
Artigo A postura da mulher sensata 08 de Março de 2021
the_title();

“A mulher sábia edifica a sua casa, mas a insensata, com as próprias mãos, a derriba.” Provérbios 14:1

Um homem chega correndo à casa de sua senhora e ofegante lhe dá a notícia: a guerra foi declarada! O caos  está instaurado! Estamos perdidos! A senhora, então, toma conhecimento da situação que fora causada por Nabal, seu marido, um homem abastado mas duro e maligno em toda forma de ser.

Ela, imediatamente, toma a decisão de fazer alguma coisa para apaziguar a situação. Com muita pressa, sai de casa, com muitas provisões de comida, e vai ao encontro de Davi e seus quatrocentos homens. Ela desejava aplacar a ira daquele que prometeu não deixar nenhum dos homens de Nabal vivos. 

Ao vê-lo ao longe, prostra-se com o rosto em terra, inclina-se diante de Davi, assume a culpa de seu marido, pede perdão por sua transgressão e faz a defesa de Nabal que agira com tanta loucura! Ainda recorda a Davi que o Senhor é com ele, que o faria casa firme, que seria príncipe sobre Israel; que as suas pelejas eram pela causa do Senhor e que Ele tomaria todas as providências a respeito dos seus inimigos e, portanto, não precisaria derramar sangue e vingar-se por suas próprias mãos.

Que mulher era essa que, com tanta ousadia, mas, ao mesmo tempo, abundante sabedoria, estava ali prostrada, humilhada para impedir que Davi seguisse com seu plano de vingança?

Essa era Abigail! Uma mulher sensata e formosa, cheia de sabedoria, que diligentemente tomou todas as providências para mudar o quadro aterrorizante de uma matança nas terras de seu tolo marido. Ela conseguiu chamar a atenção de Davi ao detê-lo. Davi agradece ao Senhor por tê-la enviado ao seu encontro e dissuadi-lo de sua intenção. Reconhece a prudência dela e a chama de bendita!

Quando soube que Nabal morrera, Davi toma Abigail por sua mulher!

Que a mesma diligência, sensatez e sabedoria de Abigail sejam uma inspiração para nós nesse tempo tão conturbado! Não há como negar que a maldade tomou conta da terra. As pessoas, famílias, governos têm sido devastados pelo mal. Cada vez mais as pessoas se afastam de Deus e, como consequência, dor, sofrimento e lágrimas têm atingido a todos. Vivemos um caos! Quantos gemidos e choros permeiam o coração dos que perderam a esperança…

Que, nessas horas, o exemplo de Abigail nos faça correr aos pés do Senhor Deus, com o coração contrito e quebrantado, clamando por socorro e misericórdia. Sabendo que somente Deus tem todo o poder de agir nas situações que fogem ao nosso controle. Que somente o Senhor Jesus Cristo pode nos dar da Sua paz!

Deixo-vos a paz, a minha paz vos dou; não vo-la dou como a dá o mundo. Não se turbe o vosso coração, nem se atemorize.” João 14:27

Nesse relato, que se encontra no livro de 1 Samuel 25:2-42, Davi é uma figura simbólica de Deus, que está prestes a executar o juízo sobre a terra. Abigail representa a igreja, que corre aos pés do Senhor e quebranta-se diante de Deus, buscando aplacar a ira do Senhor. Nabal representa o mundo que vivemos: cheio de maldade e insensato, que se afastou de Deus e de Sua Palavra, transformando-se inimigo do único que pode trazer salvação, paz e esperança.

Pra. Nilah Mayer Blas – Esposa do Pr. Martin Jesus Blas, presidente da Missão Cristã Elim

COMPARTILHE: