NOTÍCIAS
Aconteceu Bolívia: um desafio missionário 10 de Julho de 2018
the_title();

“E desta maneira me esforcei por anunciar o evangelho, não onde Cristo houvera sido nomeado, para não edificar  sobre fundamento alheio; antes , como está escrito: Àqueles a quem não foi anunciado o verão, e os que não ouviram o entenderão.” Romanos 15:20 e 21

Na primeira semana de julho, a MCE São Paulo esteve orando pela Bolívia. Embora este país se declare boa parte cristão, seu povo e a igreja local sofrem pela falta de obreiros e pela rusticidade e pobreza que se encontrada lá. O principal desafio dos campos missionários como a Bolívia é justamente encontrar obreiros que se proponham a servir a Deus nas condições que o país oferece. Muitos confessam o chamado, declaram que querem servir a Deus, mas lhes falta entender o compromisso que todos devemos ter com Jesus Cristo.

Todos e não apenas os que confessam um chamado a Deus, precisam ter compromissos com o Reino dos Céus. No capítulo 15 de Romanos, Paulo revela este compromisso em pregar o evangelho. Ele usa o verbo esforçar, que poderia ser traduzido por “ter como ambição”.

ESFORÇAR: philotimeomai = ser apreciador + ser movido por

Para Paulo, a pregação do evangelho não era apenas um modismo a ser seguido, mas o resultado de um compromisso sério com a pessoa e a obra de Jesus Cristo. É incrível saber que a “ambição” de Paulo era em ser apreciador ou ser movido pela necessidade de pregar o evangelho a povos que ainda não tinha ouvido sobre Cristo Jesus. Hoje, a situação de muitos divergem deste modelo deixado por Paulo, pois muitos confessam chamados, mas suas ambições são pelos cuidados desta vida.

O obreiro e a igreja precisam encontrar suas motivações à luz da Palavra de Deus. Muitos se esquivam dizendo que seus chamados não contemplam ir até esses campos missionários rústicos. Entretanto se enganam, pois todos somos responsáveis em fazer a Palavra de Deus chegar em todos os lugares da Terra, seja como missionário, como colaborador, como intercessor…

Paulo ainda se declara:

SOU DEVEDOR – “Eu sou devedor  tanto a gregos como a bárbaros, tanto  a sábios como a ignorantes.” Romanos 1:14

AI DE MIM SE NÃO PREGAR O EVANGELHO – “Porque, se anuncio o evangelho, não tenho de que me gloriar, pois me é imposta essa obrigação; ai de mim se não anunciar o evangelho!” 1 Coríntios 9:16

PARA MIM O MORRER É LUCRO – “Porque para mim o viver é Cristo, e o morrer é ganho) Paulo tinha um compromisso de pregar o evangelho custe o que custar.” Filipenses 1:21

Em Mateus 11:12, Jesus afirma que o Reino dos Céus é alcançado por esforço:: “Desde os dias de João Batista até agora, o reino dos céus é tomado por esforço, e os que se esforçam  se apoderam dele”. O termo biastes fala sobre fazer uso de violência, aplicar a força, fazer esforço, ser intenso.

ESFORÇO: biastes = impetuoso, que faz uso da força, violento

Há tantos campos missionários e lugares a serem alcançados para Cristo Jesus, mas os cuidados desta vida podem estar sendo o maior obstáculo nesses dias. Muitos podem estar sendo vítimas de um pensamento simplista, de achar que por a obrar ser do Senhor é ELE quem deve fazê-la e que o papel do cristão é gozar daquilo que Ele pode oferecer nesta vida. No fundo, essa forma de pensar esconde o desejo de ter suas vidas recheadas de coisas, de viver para si e não para o Reino. E, assim, acabam por não ter as duas explicações para o “esforçar” (philotimeomai e biastes), que vimos em Romanos e Mateus.

Mateus 11  nos diz sobre o esforço que remete à violência. O Reino dos Céus vai ser ganho em meio a lutas e muita força. Talvez alguns sofram por amor do evangelho, e vemos muito disso em campos missionários rústicos; mas a luta e o esforço de Mateus não diz apenas sobre os que vão padecer pelo evangelho. Antes, o capítulo 11 afirma que para chegar no Reino dos Céus, travaremos lutas. Lutas contras carne, pecado, governos, ideologias, circunstância e tudo o que diz respeito ao sistema deste mundo, que jaz no maligno. Achar que iremos para o céu porque somos bons, empáticos, amigos e solidários é um erro. Os que subirem é porque lutaram o bom combate.

Nossa oração é que para que a Bolívia tenha seu avivamento neste tempo. Que homens e mulheres confessem seus chamados para esse campo e sejam as respostas para as vidas daquele lugar. Que igrejas se levantem para socorrer a igreja da Bolívia.

Eis-nos aqui, Senhor!

Veja aqui como foi o primeiro Culto Especial do Mês de Missões, na MCE São Paulo.

COMPARTILHE: