NOTÍCIAS
Aconteceu Retrospectiva dos 27 anos da MCE em Manaus 04 de Janeiro de 2018
the_title();

27 anos em 27 dias

1991 – Início da obra

Atendendo a um chamado de Deus, o casal de pastores e missionários, Martin Jesus Blas e Nilah Mayer Blas, estabelece uma igreja em Manaus/AM, iniciando seus trabalhos no ano de 1991.
Ele, proveniente da Argentina, e ela, do Paraná, passaram aqui seus primeiros anos de casamento, juntamente com seu filho Samuel, nascido em Manaus. Semeando muitas vezes com lágrimas, mas também colhendo preciosos frutos.

Em 02/06/1991 é realizado o primeiro batismo, com quatro vidas confessando a Jesus como seu Salvador, dentre elas o casal Afonso e Gracinete.

Veja fotos no álbum do início da MCE em Manaus.

1992 – 1 Ano

Em 1992, a igreja continua crescendo… e a ela se achegam a irmã Graça e os seus filhos, Cinthya e o saudoso Fabian.
Mais um batismo se realiza, agora com sete novas vidas. O irmão Ianck está presente ao lado do pastor Martin dando seu apoio à obra, auxiliando-o no batismo.

Veja o álbum de fotos de 1 ano da MCE em Manaus.

1993 – 2 Anos

No ano de 1993 realiza-se um retiro que ficou na história da Missão! Moriá foi um lugar de algumas intempéries, mas também de um glorioso momento da igreja que nascia, cujo único objetivo era adorar e servir ao Senhor, não importando as circunstâncias.
Vemos nos olhos da pastora Nilah, servindo a refeição, a alegria de poder proporcionar às ovelhas tudo de melhor que o Senhor tinha dado até aquele momento!

Acesse as fotos do retiro que aconteceu nos 2 anos da MCE em Manaus.

1994 – 3 Anos

O ano de 1994 se caracterizou por uma colheita abundante, mediante a qual muitos jovens e famílias foram acrescentadas. A igreja se reunia em uma casa no bairro Parque 10, mas o local já estava se tornando pequeno.
Respondam: vocês reconhecem algum desses jovens? Dica: hoje são pastores e obreiros em vários lugares.

Confira fotos dos 3 anos da MCE em Manaus.

1995 – 4 Anos

Em 1995, a igreja está florescendo! E logo o Senhor providencia um lindo terreno no bairro de Adrianópolis, onde o seu povo pode se empenhar e trabalhar para construir a sede da Igreja em Manaus. Cada tijolo foi provido por Deus, que envia recursos e surpreende seus filhos, sempre dispostos a doar-se a Ele.
Esse ano marcou também a ida dos pastores Martin e Nilah ao Paraná, para consolidar a obra em Maringá, e a chegada dos pastores Uéliton e Damaris Polete, que vieram pastorear o rebanho.

Veja aqui fotos dos 4 anos da MCE em Manaus.

1996 – 5 Anos

Em 1996, continua a construção do templo, e a igreja se mobiliza por meio de ofertas e campanhas de arrecadação. Os jovens se levantam para servir ao Senhor de várias formas: na pregação da Palavra, na adoração e no louvor e em tudo o que o Senhor os dirige.

Acesse as fotos para ver como foi a construção do templo em Adrianópolis, nos 5 anos da MCE em Manaus.

1997 – 6 Anos

Em 1997, o rebanho vai se consolidando, crescendo na comunhão, no partir do pão e nas orações. Sempre unidos em tudo, vivendo como família!

Confira fotos dos 6 anos da MCE em Manaus.

1998 – 7 Anos

No ano de 1998, os irmãos Sérgio e Eloísa Pires são um apoio à igreja, por meio do ministério ao qual Deus lhes chamou: louvor e adoração.
Trabalham também com dedicação apoiando os pastores em todas as áreas da obra, inclusive no projeto de construção do Templo, assinado pelo irmão Sérgio, que é engenheiro civil.

Veja aqui fotos dos 7 anos da MCE em Manaus.

1999 – 8 Anos

Mais um batismo, em 1999.. “E todos os dias acrescentava o Senhor à igreja aqueles que se haviam de salvar.” Atos 2:47b

Acesse o álbum dos 8 anos da MCE em Manaus.

2000 – 9 Anos

Em 2000, o pastor Martin visita Manaus, para ministrar a igreja. A Missão Cristã Elim tem se consolidado pelo Brasil durante o período de pastoreio do pastor Martin no Sul, formando discípulos. Os irmãos Oldemar Ianck e Sérgio Pires são separados como presbíteros da igreja de Manaus.

Clique aqui e veja fotos dos 9 anos da MCE em Manaus.

2001 – 10 Anos

A igreja cresce e em 2001 vemos o registro de mais um batismo, no qual, dentre outros irmãos, o casal Wilson e Rozete se achegam ao rebanho.

Veja mais um batismo que ocorreu nos 10 anos da MCE em Manaus.

2002 – 11 Anos

Na Convenção Nacional em Mauá da Serra, em 2002, o casal de presbíteros Sérgio e Eloísa Pires é separado ao ministério pastoral, sendo enviados a Belém/PA, onde dão continuidade ao seu ministério.

Veja fotos dos 11 anos da MCE em Manaus.

2003 – 12 Anos

A juventude em 2003 continua ativa na obra do Senhor! Em julho de 2013 é realizada uma EBF, Escola Bíblica de Férias, nas dependências da faculdade ESBAM, próxima ao templo da igreja no bairro Adrianópolis. O intuito era alcançar crianças através do evangelismo, por meio de brincadeiras, louvores e histórias bíblicas, tendo um número de participantes acima do esperado! Com certeza essa semente ficou no coração de cada criança ali presente.

No final do ano de 2003 nos despedimos do Pr. Uéliton e sua família, que retornaram a Bauru/SP, deixando muitas saudades entre os irmãos. Eles exerceram seu ministério na MCE em Manaus com amor e dedicação por 9 anos. Aprouve ao Senhor recolher seu servo para a glória em 2017, tendo completado a carreira e guardado a fé. Sua esposa e filhas servem ao Senhor em Bauru/SP.

Acesse as fotos dos 12 anos da MCE em Manaus.

2004 – 13 Anos

O ano de 2004 marcou o retorno do pastor Martin Jesus Blas, fundador da obra em Manaus, e sua família, para darem continuidade ao trabalho um dia iniciado, no intuito de consolidar a obra e formar discípulos com um chamado ministerial. A pastora Nilah Blas completa 50 anos e a igreja lhe presta uma linda homenagem, com música, apresentação das crianças e um almoço de comunhão entre os irmãos. A música cantada foi composta especialmente para a ocasião e falava sobre a vida da pastora Nilah, uma verdadeira mulher de Deus.

Veja como foram os 13 anos da MCE em Manaus.

2005 – 14 Anos

O ano de 2005 foi marcado por vários momentos de comunhão entre os irmãos, alguns membros de longa data, outros se achegando, e a obra do Senhor sempre avançando!

Confira fotos dos 14 anos da MCE em Manaus.

2006 – 15 Anos

Em 2006, muitos se achegam para um discipulado mais próximo aos pastores, morando em uma só casa e tendo tudo em comum. Para esse momento, Deus providencia uma casa maior do que a casa pastoral da Adrianópolis, que não comportaria mais a grande família de discípulos. Muitos momentos especiais foram ali vividos, lugar onde chegaram a morar até 22 pessoas ao mesmo tempo, entre adultos e crianças, e onde foram formados em torno de 25 obreiros. Ficaram na lembrança de cada discípulo a comunhão diária, os ensinamentos, o mover do Espírito e muitas histórias!

Acesse aqui fotos dos 15 anos da MCE em Manaus.

2007 – 16 Anos

O ano de 2007 foi de muitas mudanças. A pastora Maria Áurea Silva Lima, viúva do pastor Lúcio Porto e presidente da Missão Cristo Redentor, que realiza a obra do Senhor em Manaus e interior do Amazonas, manifesta o desejo de unir-se à Missão Cristã Elim. Inicia-se então um período de transição, onde de imediato a igreja que havia em Manaus se une à MCE, com um grupo de 14 pessoas.

O templo do Adrianópolis se torna pequeno para o rebanho, levando a igreja a mudar-se para as dependências do Colégio Amazonense Cristo Redentor por um breve período, visando à construção de um novo templo. A igreja também dá continuidade a um trabalho evangelístico mensal, realizado na casa dos irmãos Henrique e Luíza, iniciado pela pastora Maria Áurea.

A Cantata de Natal de 2007 foi apresentada tanto no auditório da escola quanto na casa do irmão Henrique.

Veja alguns momentos dos 16 anos da MCE em Manaus.

2008 – 17 Anos

Completa-se, em 2008, a fusão com a Missão Cristo Redentor, que agora se torna uma só com a Missão Cristã Elim. As obras do interior em Silves e Aldeia Lago do Cana também se unem à MCE, com os pastores Ananias e Himperion.

Manaus sedia o encontro Nacional de Pastores e Obreiros da MCE, recebendo pastores e obreiros de todo o Brasil e interior do Amazonas.
A construção de um novo templo se torna desnecessária, já que o Senhor providencia um vasto templo no Bairro Monte das Oliveiras, que vem no tempo certo para a necessidade de seu povo.

Nesse ano, Manaus realiza os primeiros cultos no novo templo e recebe a visita dos pastores Tito e Gladys, da Patagônia, Argentina.

Acesse as fotos dos 17 anos da MCE em Manaus.

2009 – 18 Anos

As viagens ao interior se tornam uma rotina em 2009, algo que envolve toda a igreja. Com alegria os irmãos compartilham suas experiências e testemunho aos irmãos do interior do Amazonas, em lugares de difícil acesso, locais acessíveis somente por balsa ou barco.

Inicia-se também, por meio de alguns discípulos, um trabalho evangelístico semanal no município de Rio Preto da Eva, com acesso por estrada. Aos sábados realizava-se evangelismo nas ruas e um culto noturno no templo, bem como culto infantil.

Em 2009, a igreja também se despede do obreiro Valério Palheta, que desde o início da obra esteve ao lado do pastor Martin como discípulo. Ele parte com sua esposa Taíssa e filhos Enzo e Matteo para Brasília/DF, atendendo a um chamado de Deus para abrir ali uma obra da MCE.

Veja alguns momentos dos 18 anos da MCE em Manaus.

2010 – 19 Anos

A igreja MCE em Manaus recebeu, em 2010, por meio de uma oferta, um barco para a realização das viagens às zonas ribeirinhas do Amazonas, que até o momento eram feitas em barcos alugados.

Mas os caminhos de Deus não são os nossos, e num desabamento no porto onde estava ancorado, o barco que ainda não fora usado, afundou, não podendo ser recuperado.

Mesmo assim recebe outro barco providenciado por Deus, ainda melhor, que se adequa perfeitamente a uma viagem missionária, tendo a vantagem de ter um tamanho menor, o que facilita a mobilidade nos furos mais estreitos do rio Amazonas. O atual barco recebe o nome de Elim I.

A igreja celebra os 62 anos do pastor Martin, último aniversário em Manaus antes do seu retorno a Maringá.

Veja como foram os 19 anos da MCE em Manaus.

2011 – 20 Anos

Mais um ano marcante para a igreja, e de muitas mudanças!

Em 2011, a Missão Cristã Elim em Manaus completa 20 anos. O templo no bairro Adrianópolis, até o momento desativado, é reinaugurado após uma reforma que o tornou mais amplo e confortável. O Aniversário de 20 anos é comemorado nos dois templos.

Com a igreja unida e edificada, vários obreiros preparados para trabalhar na seara e um presbitério local mais amadurecido, os pastores Martin e Nilah também partem mais uma vez, pois a obra no Brasil se tornou extensa e exige muito mais a presença de seus líderes.

A igreja fica sob responsabilidade dos pastores Lúcio Mauro e Caroline, com o apoio dos co-pastores Sérgio e Isabella. Com a saída dos pastores Martin e Nilah, vários discípulos também seguem ao campo, incluindo os obreiros James e Soraia, que foram ao município de Itacoatiara/AM para assumir a obra naquela localidade.

Confira fotos dos 20 anos da MCE em Manaus.

2012 – 21 Anos

Em 2012, após todas as adaptações e reformas necessárias, o barco Elim I realiza sua primeira viagem ao interior do Amazonas.

Um grupo de 18 irmãos da igreja de Manaus e dois irmãos da igreja de Maringá, Ipanema, pastor Mário Balan e pastor Antônio, levam ao interior atendimento médico e de enfermagem, medicamentos, doações de brinquedos, literatura cristã, e principalmente a Palavra de Deus, em louvores, pregação e trabalho com crianças.

O templo da igreja MCE do Monte das Oliveiras passa por um período de reformas que o tornam mais confortável, dentre elas mais vagas de estacionamento e ampliação das salas do ministério infantil.

Veja fotos dos 21 anos da MCE em Manaus.

2013 – 22 Anos

No ano de 2013 prossegue-se com as melhorias no templo do Monte das Oliveiras, visando a uma melhoria na segurança. São erguidos os muros e portões e realizada uma reestruturação na parte externa, fachada e calçadas.

Mas o principal foco da obra do Senhor é o de atingir vidas por meio do evangelho, e o grupo de evangelismo nas ruas do bairro busca levar uma palavra de amor às famílias que são vizinhas do templo.

O bairro também é impactado pela Primeira Ação Social da MCE, que conta com emissão de carteiras de trabalho, cortes de cabelo, atendimento médico e coleta de exames, tudo realizado gratuitamente.

Os pastores Gefferson e Jane Ferreira apoiam a igreja, prestando atendimento médico à população, com retorno dos pacientes para um mês após o evento.

Acesse as fotos dos 22 anos da MCE em Manaus.

2014 – 23 Anos

Em 2014 completa-se um ciclo de melhorias no templo do Monte das Oliveiras, com a colocação da piscina e ampliação do salão social.

No mesmo ano as crianças podem desfrutar destas melhorias, participando de um Acampadentro (acampamento dentro do templo), no qual são ministradas acerca de Missões e aprendem sobre os campos que a MCE tem atingido, bem como aqueles que vislumbramos chegar.

O evento é realizado em comemoração ao Dia da Criança e conta com a participação de todas as professoras do ministério infantil, bem como dos jovens da igreja e da comissão de eventos.

As crianças são inseridas numa viagem imaginária pelo mundo, recebendo sua mala e passaporte, então conhecem regiões como Alaska, Colômbia, África, Japão e interior do Amazonas. No dia seguinte, são realizadas gincanas, distribuição de brindes e, claro, muito banho de piscina! Um precioso evento que fica marcado na memória de cada um que participa.

Veja como foram os 23 anos da MCE em Manaus.

2015 – 24 Anos

“Jovens, eu vos escrevi, porque sois fortes, e a palavra de Deus permanece em vós, e tendes vencido o maligno”. 1 Jo 2:14b

Mais uma geração de jovens se levantando, e em 2015 testemunhamos o quanto o Senhor realizou em suas vidas, sob a liderança dos pastores Sérgio e Isabella Pires. Retratamos aqui algumas atividades realizadas:

– O evento evangelístico Enfoque, que uma campanha realizada nas redes sociais, visando o evangelismo, envolvendo todos jovens para usar sua criatividade na pregação da Palavra, e que encerra com um culto voltado a jovens no templo do Adrianópolis.

– Jovens em Missões, que já fora realizado em várias edições anteriores, e que em 2015 teve como tema a igreja perseguida no Mundo Muçulmano.

– A confraternização dos jovens e adolescentes, realizada em um passeio de barco pelo rio Negro, com a visita ao Museu do Seringal.

Em 2015, a igreja também se despede dos pastores Gefferson e Jane e sua filha Ana Nilva, enviados ao campo, para a cidade de Florianópolis/SC.

Confira fotos dos 24 anos da MCE em Manaus.

2016 – 25 Anos

Em 2016 a igreja completa 25 anos de fundação, assim como a Missão Cristã Elim como um todo, que tem igrejas por todo o Brasil e inicia uma congregação em Cali, Colômbia.

Nesse ano, temos o privilégio de sediar o Encontro Nacional de Pastores e Obreiros, reunindo um grupo de 60 pessoas vindas de todas as igrejas MCE do Brasil e interior do Amazonas. Ao final do evento é realizada uma linda festa em comemoração ao Jubileu de Prata, com a participação da igreja, que durante todo o ano participa de eventos em prol desta reunião, dentre os quais destacamos: Festival de Massas, Espeto Gourmet, Café da Manhã, Feijoadas e Festival de Pizzas.

Mais três despedidas marcam o ano: o casal Nívia e Arthur, o casal Anderson e Ana Caroline e a jovem Larissa, todos mudam-se para outros estados, mas deixam muitas saudades entre os irmãos.

Acesse aqui fotos dos 25 anos da MCE em Manaus.

2017 – 26 Anos

Destacamos em 2017 o quanto as mulheres realizam quando são dirigidas pelo Espírito Santo de Deus, doando seus talentos à causa da obra, assim como as aquelas que apoiavam a Cristo e aos apóstolos. Seja na intercessão, no estudo da Palavra, artesanato para o interior, culinária, evangelismo e em todos os eventos de arrecadação, infantis e sociais… sempre mulheres têm se levantado com a graça de Deus para serem bênçãos.

Em 31 de outubro de 2017, o mundo inteiro celebra os 500 anos da Reforma Protestante. Em alusão a esta data histórica, o Pr. Lúcio Mauro ministra, em todo mês de outubro, um estudo voltado ao tema, com a participação de toda a igreja, ensinando sobre a vida de homens usados por Deus, como Lutero, Calvino e Zwinglio.

Ao mesmo tempo, o ministério infantil aproveita para instruir as crianças por meio de palestras e gincanas voltadas à Reforma, dentro do entendimento delas. Esse evento ocorre no Dia da Criança, 12 de outubro de 2017.

Neste ano nos despedimos dos pastores Sérgio e Isabella e seus filhos Esther e João, mais uma família que segue ao campo, na cidade de Belo Horizonte/MG. Logo depois, a irmã Mariana segue rumo a Cali, na Colômbia, para cuidar da obra com seu esposo Diego.

Veja alguns momentos dos 26 anos da MCE em Manaus.

2018 – 27 Anos

Em 2018 completamos 27 anos de existência!

Tanto o Senhor já fez por nós como igreja… mesmo com lutas e tribulações, que são inerentes à vida de todo cristão, somos mais do que vencedores por meio Daquele que nos amou, Cristo Jesus, o cabeça e Senhor desta obra, que a tem sustentado e feito frutificar por 27 anos!

Muito mais poderíamos falar, se fosse possível retratar cada batismo, trabalhos com crianças, evangelismos, retiros, convenções, comunhões, santas ceias, vigílias, cursos, palestras… enfim, tudo o que já foi realizado.

Que neste novo ano de vida, a MCE em Manaus possa continuar frutificando, amadurecendo e sendo luz ao mundo em trevas!

Feliz Aniversário!

“… para que todos vejam e saibam, considerem e juntamente entendam que a mão do Senhor fez isso…” Isaías 41:20

Acesse as fotos dos 27 anos da MCE em Manaus.

COMPARTILHE: