NOTÍCIAS
Artigo Nossa homenagem aos Pastores 13 de Junho de 2018
the_title();

“Eu sou o bom pastor. O bom pastor dá a vida pelas ovelhas. O mercenário, que não é pastor, a quem não pertencem as ovelhas, vê vir o lobo, abandona as ovelhas e foge; então, o lobo as arrebata e dispersa." João 10:1-12.

Ser um pastor como Jesus é não se aprende em escolas e nem em cursos. A lição e o exemplo deixados por Cristo classifica e dignifica o ofício do pastoreio.

Pastorear vai além do que apenas ensinar a língua hebraica, fazer eventos, participar de congressos e realizar cultos. O pastor precisa ter um selo que o classifica como um “ bom pastor”. É lógico que apenas Jesus pode ser chamado de o Bom Pastor; mas como seus servos, operários da fé em Cristo, recebemos o encargo de representá-lo para o grande aprisco: cuidando de suas ovelhas e sendo inspirados e tomados do Espírito Santo.

Aqui entendemos como se classificam os pastores: existem alguns que olham as ovelhas como fontes provedoras de coisas; outros entregam para suas ovelhas suas fontes de vida, ao ponto de não terem mais nada.

No mês de junho comemoramos o Dia do Pastor, e como todo emprego procuramos entender o que este empregado faz e porque foi dado este dia para homenageá-lo.

Um trabalho (emprego) tem por finalidade uma recompensa material; entretanto o trabalho do pastoreio retira até a vida de um homem de Deus. Os pastores que seguem o exemplo de Cristo entregam suas vidas pelas ovelhas. São anos dedicados a ajudá-las a manterem-se firmes nos caminhos do Senhor; ouvi-las quando encontram-se carentes; cuidá-las quando encontram-se machucadas; suportar seus descontroles, seus ímpetos, suas vergonhas e fraquezas…

Um pastor precisa ter dois corações, um para suportar suas limitações humanas e outro para suportar as limitações das suas ovelhas.

Um pastor suporta as falhas de suas ovelhas e cuida delas quando caem, mas nas suas carências e angústias é julgado e deixado sozinho muitas vezes.

A quem diga que os pastores são coisas do passado, que hoje as ovelhas já estão modernizadas e conseguem guiar a si próprias. Todavia, o texto bíblico é muito claro no que diz respeito à relação pastor/ovelha e ovelha/ovelha: “um bom pastor entrega sua vida pelas ovelhas…”. As ovelhas não têm por finalidade entregarem suas vidas umas pelas outras. Na verdade, o pastor existe justamente para cuidar das ovelhas.

Então celebramos o dia de seu pastor, e o que um pastor gostaria de receber como homenagem neste dia? Falo como pastor: “Um pastor ama estar com suas ovelhas, vê-las crescendo, se desenvolvendo, buscando ajuda, alegres com suas vitórias e conquistas, descansando tranquilas no aprisco. Nós amamos estar com vocês, poder ser um instrumento de Deus na vida de cada uma das ovelhas”.

A melhor homenagem é estar hoje com estes homens e mulheres que entregam todos os dias suas vidas e seu tempo para cada irmão e irmã.

Feliz Dia do Pastor, amigos e companheiros! Deus os abençoe em toda sua caminhada.

Pr. Edivaldo Mello Júnior – Pastor das igrejas MCE São Paulo / MCE Jandira

COMPARTILHE: